Informações do Autor

A SBEM alerta a população sobre a inexistência de termos como Nutriendocrinologia e /ou Nutriendocrinologista. A preocupação da entidade é porque está ocorrendo um aumento no uso das terminologias na mídia leiga, como especialidade médica.

A Endocrinologia e Metabologia é uma das especialidades médicas reconhecidas em nosso país, inexistindo reconhecimento pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) para profissionais intitulados “Nutriendocrinologista”.

No documento a seguir, a SBEM Nacional menciona sobre a regulamentação existente no Conselho Federal de Medicina, assim como as condutas éticas adotadas e seguidas pela entidade e seus associados. 

São destacadas questões como não se identificar adequadamente em entrevistas; e realizar divulgação publicitária, mesmo de procedimentos consagrados, de maneira exagerada e fugindo de conceitos técnicos, para individualizar e priorizar sua atuação ou a instituição onde atua ou tem interesse pessoal.

A Endocrinologia e Metabologia é uma das especialidades médicas reconhecidas no país, inexistindo reconhecimento pelo CFM e pela AMB para a “Nutriendocrinologia” ou para um profissional que se diga “Nutriendocrinologista”.

Fonte: www.endocrino.org.br